Abdominoplastia

Abdominoplastia: o que você precisa saber sobre esse procedimento

Em 2024, o Brasil registrou 192.961 cirurgias de abdominoplastia, o que correspondeu a 8,2% de todas as intervenções estéticas realizadas no país, segundo um relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).

Esse é um dos procedimentos estéticos mais procurados e tem como objetivo remodelar o abdômen em casos de excesso de pele, ajudando a diminuir a flacidez na região.

Mesmo com as cirurgias plásticas em alta no Brasil, é comum que surjam dúvidas sobre procedimentos desse tipo. Pensando nisso, é importante ressaltar que, desde que feitos com acompanhamento médico, as cirurgias são seguras e eficientes.

Por essa razão, é importante escolher uma clínica de confiança. A Clínica De Fina é referência no ramo e preparou um conteúdo com informações-chave que você precisa saber sobre a abdominoplastia. Continue a leitura para saber mais!

O que é abdominoplastia?

Essa é uma cirurgia plástica que corrige problemas relacionados à flacidez na região do abdômen com a retirada de pele do local. Existem diferentes tipos de abdominoplastia, sendo que os casos em que cada uma se aplica dependem da avaliação do médico. São eles:

  • Abdominoplastia tradicional: é realizada por meio de duas incisões, uma delas ao redor do umbigo e a outra próxima ao púbis;
  • Abdominoplastia em âncora: as incisões são feitas na forma de âncora ou um “T” invertido;
  • Miniabdominoplastia: intervenção menor que é feita abaixo do umbigo;
  • Abdominoplastia reversa: realizada na parte superior do abdômen. Cicatrizes ficam escondidas abaixo das mamas;
  • Abdominoplastia circunferencial: uma incisão é feita ao redor do umbigo e a outra contorna o púbis, em formato circular ao redor do corpo. Nesse caso, as cicatrizes ficam escondidas por roupas íntimas ou de banho.

Como se preparar para o procedimento?

Após passar por avaliação médica, o paciente deve realizar todo o processo pré-operatório para garantir a segurança da cirurgia. Normalmente, são indicados exames de sangue e são feitas avaliações físicas.

O cirurgião também leva em consideração se há fatores de risco, como tabagismo, cirrose, obesidade, idade avançada, entre outros. Antes da cirurgia, é fundamental seguir as orientações do médico para que tudo ocorra como previsto.

E o pós-operatório?

O processo de recuperação varia dependendo de qual foi o procedimento adotado e de uma pessoa para outra. As orientações gerais são:

  • Fazer o uso correto dos medicamentos recomendados pelo médico;
  • Repouso pelo tempo indicado pelo médico;
  • Alimentação e hidratação adequadas;
  • Não praticar atividades físicas até a liberação do médico;
  • Não deixar a região operada exposta ao sol;
  • Usar cinta de compressão no local operado;
  • Continuar com o acompanhamento médico.

Quais são os benefícios da abdominoplastia?

Os procedimentos estéticos vão além de melhorar a saúde física. Um aspecto importantíssimo que é melhorado pela abdominoplastia é a saúde mental

A cirurgia melhora o aspecto estético do abdômen e corrige seu formato, contribuindo para o processo de aceitação do próprio corpo. A barriga fica mais lisa e dura por conta da remoção dos excessos de pele e há fortalecimento dos músculos abdominais.

Ainda na questão da aparência, é possível que sejam removidas estrias e cicatrizes existentes no abdômen. Melhora na postura e alívio de assaduras também são benefícios trazidos pelo procedimento.

Em quais casos se recomenda a abdominoplastia?

A abdominoplastia tira o excesso de pele que pode aparecer após uma gravidez ou uma grande perda de peso, em caso de bariátrica, por exemplo.

Contudo, a cirurgia não deve ser confundida com uma forma de emagrecimento. Ela apenas retira excessos de pele, ou seja, não faz com que o paciente emagreça, apenas que mude o formato de seu abdômen.

Há de se destacar a diferença para a lipoaspiração, que é um procedimento que remove gordura localizada para remodelar o contorno corporal, sem lidar com os excessos de pele dos quais trata a abdominoplastia.

De qualquer modo, é importante contar com a avaliação do médico para saber se é indicado que você passe pelo procedimento ou não. Na Clínica De Fina, você conta com cirurgiões experientes para todo o processo.

Faça a sua avaliação na Clínica De Fina!

Na Clínica De Fina, referência na cidade de São Paulo, você encontra o que há de melhor em relação à tecnologia, à estrutura e à segurança nos procedimentos. Você encontra um acompanhamento detalhado desde a avaliação inicial até o pós-operatório.

Agende a sua avaliação para contar com atendimento humanizado, acolhimento e profissionais com expertise no assunto clicando aqui.

Conteúdos que você também pode gostar