Mulher idosa usando touca cirúrgica amarela, sendo examinada no rosto por um profissional com luvas azuis.

Além da aparência: por que cirurgia estética vale a pena?

Embora a cirurgia estética seja frequentemente associada à busca por melhorias na aparência, os benefícios vão muito além do visual. 

Se você está considerando realizar uma cirurgia estética, mas ainda está com dúvidas se deve fazer, este conteúdo é para você!

Os procedimentos podem impactar positivamente a autoestima, a autoconfiança e o bem-estar emocional – e é exatamente isso que vamos mostrar ao longo deste texto.

No Brasil, as cirurgias plásticas já fazem parte da rotina de muitas pessoas. Segundo a Pesquisa Global Anual, o país é o segundo que mais realiza procedimentos estéticos no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Em 2021, a lipoaspiração foi o procedimento cirúrgico mais popular, com mais de 1,9 milhão de intervenções realizadas, registrando um crescimento de 24,8%, muito acima do aumento observado nas cirurgias de aumento de seios, que foi de apenas 3,8%.

Já em 2023, quase 35 milhões de procedimentos estéticos foram realizados globalmente, conforme a pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), com o Brasil ocupando o topo da lista em número de intervenções na época.

No mesmo ano, apenas no Brasil, foram registrados 3,4 milhões de tratamentos estéticos, sendo 2,2 milhões cirúrgicos e 1,2 milhão não cirúrgicos, com o botox liderando a procura tanto nacional quanto internacional.

Ou seja, os números comprovam: os brasileiros têm valorizado cada vez mais os procedimentos estéticos – e, quando realizados por profissionais qualificados, eles se tornam escolhas seguras e confiáveis. Continue a leitura e saiba mais sobre por que vale a pena investir em uma cirurgia estética! 

O impacto emocional da cirurgia estética

Estudos indicam que procedimentos estéticos podem ter efeitos positivos significativos na saúde mental dos pacientes. A American Society of Plastic Surgeons (ASPS) enfatiza que cirurgias estéticas têm o objetivo de melhorar a autoestima ao alterar a aparência física.

No entanto, a ASPS alerta que esse resultado deve vir de uma decisão pessoal e acompanhada por um profissional qualificado, com expectativas realistas sobre os resultados.

De modo geral, a cirurgia estética auxilia na melhora da autoestima, ajudando nas interações sociais e profissionais, além de uma redução na ansiedade e no estresse relacionados à imagem corporal. E isso pode ser muito significativo para a saúde mental do paciente. 

Contudo, vale destacar que esses procedimentos não são uma solução para os problemas emocionais. Eles devem ser entendidos como uma ferramenta para melhorar a relação do indivíduo com sua própria imagem, complementando outras formas de cuidado com a saúde mental, como o acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico. 

Caso o paciente já esteja em uma rotina integrada com psicólogo e/ou psiquiatra, pode conversar sobre o tratamento estético a fim de entender melhor sobre os benefícios emocionais dos procedimentos e alinhar bem as expectativas quanto à cirurgia. 

Motivações para optar por procedimentos estéticos

Em primeiro lugar, lembre-se de que a decisão de realizar uma cirurgia estética é pessoal e legítima – e ela deve partir do próprio paciente. 

Muitas pessoas buscam procedimentos para corrigir assimetrias faciais, remodelar áreas do corpo que causam desconforto ou simplesmente para se sentir mais alinhadas com sua própria identidade. Todas as motivações são válidas e está tudo bem em tomar essa decisão, desde que parta do próprio paciente. 

As escolhas estéticas não devem ser vistas como superficiais, mas como um direito do indivíduo de buscar o bem-estar e a felicidade. Afinal, como vimos, há um impacto na saúde mental que pode ser muito importante, quando a cirurgia é alinhada ao acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico. 

Qual é a importância de uma abordagem ética e segura para a cirurgia estética?

Para não ter dores de cabeça, ao optar por uma cirurgia estética, é preciso de uma atenção especial. Por exemplo, é fundamental escolher profissionais qualificados e clínicas que ofereçam um atendimento ético, seguro e personalizado

Localizada na cidade de São Paulo, a Clínica De Fina é referência nacional em cirurgia estética. Sob a direção do Dr. Rafael De Fina, a clínica oferece uma abordagem multidisciplinar, integrando cirurgias plásticas, dermatologia, ginecologia e outras especialidades para proporcionar resultados naturais e satisfatórios.

Com um ambiente acolhedor e tecnologia de ponta, a Clínica De Fina prioriza a segurança e o bem-estar dos pacientes, garantindo que cada procedimento seja realizado com excelência e responsabilidade.

Faça a sua avaliação na Clínica De Fina!

Como vimos ao longo do texto, a cirurgia estética é uma alternativa legítima para quem deseja melhorar sua autoestima e qualidade de vida

Ao escolher profissionais competentes e clínicas que prezam pela ética e segurança, é possível alcançar resultados que vão além da aparência, promovendo um bem-estar emocional duradouro.

Que tal fazer a sua avaliação na Clínica De Fina? Agende a sua consulta acessando aqui.

Conteúdos que você também pode gostar