Mulher com marcas cirúrgicas na pálpebra para blefaroplastia, enquanto uma mão enluvada segura a pele próxima ao olho

Blefaroplastia: como o procedimento pode rejuvenescer seu olhar?

Sabia que com a blefaroplastia você pode recuperar a juventude do seu olhar? Esse procedimento visa melhorar a função e aparência das pálpebras, ao remover o excesso de pele ou bolsas de gordura localizadas na região. 

Além disso, essa cirurgia, em alguns casos, pode ser realizada para ajustar os músculos das pálpebras – inferior, superior ou em ambas

Localizada na cidade de São Paulo, a Clínica De Fina é referência em blefaroplastia. O procedimento é realizado com laser Etherea e resulta em um olhar rejuvenescido e com brilho renovado. 

Se você ficou interessado em saber mais sobre a blefaroplastia, este conteúdo da Clínica De Fina apresenta informações importantes sobre o procedimento. Continue a leitura e saiba mais!  

O que é blefaroplastia?

Como vimos anteriormente, a blefaroplastia é uma cirurgia plástica realizada nas pálpebras, removendo excessos de pele, músculos e bolsas de gordura, que podem deixar as pálpebras caídas. Além disso, ela busca resolver a flacidez e a aparência de cansaço.

Esse procedimento  pode ser feito por vários motivos, como alívio de dores provocadas pelo excesso de pele nas pálpebras, para melhorar o campo de visão, para rejuvenescer o olhar e como forma de restaurar a autoconfiança e autoestima do paciente. 

A blefaroplastia  é considerada simples e segura, quando realizada por profissionais especialistas qualificados. 

Quais são as diferenças entre blefaroplastia superior e inferior?

A blefaroplastia pode ser realizada na pálpebra superior e na inferior. Em alguns pacientes, o cirurgião combina o procedimento nas duas pálpebras para um resultado mais harmonioso. 

A blefaroplastia superior é realizada na pálpebra de cima e remove todo o excesso de pele.  O corte é feito no vinco natural da pálpebra, o que resulta em uma cicatriz bem discreta. O procedimento é indicado quando a pele caída cria aspecto de cansaço ou quando começa a atrapalhar a visão. 

Já a inferior é feita na pálpebra de baixo e tem como foco corrigir bolsas de gordura e a flacidez na região. As cicatrizes são pouco visíveis ou ficam escondidas

Esse procedimento pode ser feito por duas vias: transcutânea, em que o corte é feito rente aos cílios, permitindo a retirada da pele e gordura, e a transconjuntival, feita por dentro da pálpebra e indicada para casos de bolsas sem excesso de pele. 

Afinal, por que realizar a blefaroplastia?

As motivações para fazer a blefaroplastia podem ser estéticas ou funcionais e, muitas vezes, as duas são combinadas. 

As motivações estéticas incluem o rejuvenescimento do olhar, a correção de olheiras com bolsas de gordura e a harmonização do rosto, deixando a região dos olhos mais leve e equilibrada. 

Ainda no âmbito estético, o procedimento também pode ser realizado de forma preventiva, evitando que o excesso de pele se torne mais evidente com o tempo.

Já os motivos funcionais visam melhorar a qualidade de vida do paciente. Elas incluem a melhora da visão, redução do peso nas pálpebras e para facilitar o uso de acessórios como óculos e de maquiagem e cosméticos.  

Combinação da blefaroplastia com outros procedimentos 

A blefaroplastia pode ser feita sozinha ou combinada a outros procedimentos, como tratamentos de pele, lifting ou injetáveis, quando o objetivo é um rejuvenescimento facial mais completo. As principais combinações com blefaroplastia são:

  • Lifting facial (ritidoplastia): reposiciona os tecidos do rosto e do pescoço e quando combinado com a blefaroplastia, melhorando todo o contorno facial;
  • Lifting de sobrancelhas (brow lift): o procedimento é recomendado quando a queda da sobrancelha contribui para o excesso de pele na pálpebra superior. Quando feito combinado, evita que o resultado da blefaroplastia pareça incompleto;
  • Toxina botulínica (botox): suaviza rugas dinâmicas, como linhas da testa. Quando combinada à blefaroplastia, dá um ar mais descansado e jovem;
  • Preenchimento com ácido hialurônico: usado para suavizar olheiras profundas e corrigir perda de volume e, quando feito em conjunto com a blefaroplastia, evita o aspecto de “olho fundo”;
  • Laser, peeling químico ou radiofrequência: tratam a textura da pele ao redor dos olhos, clareando manchas finas e estimulando o colágeno. São ótimos complementos à blefaroplastia, pois melhora a qualidade da pele. 

Como é o pós-operatório da blefaroplastia? 

O pós-operatório da blefaroplastia costuma ser bastante tranquilo, mas exige cuidados específicos para garantir boa cicatrização e resultado natural.

Na primeira semana, o inchaço e os hematomas são normais, principalmente nos três primeiros dias, e pode haver um desconforto leve ou sensação de peso na região, mas geralmente não há dor

As recomendações médicas são a aplicação de compressas frias no local para aliviar o inchaço, dormir com a cabeça elevada com pelo menos dois travesseiros, para evitar o acúmulo de líquidos. Em alguns casos, o uso de colírio pode ser solicitado pelo cirurgião para aliviar o ressecamento ocular.  

Além disso, é recomendado evitar esforço físico e atividades intensas por cerca de 3 a 4 semanas, não se expor ao sol até que a cicatrização seja completa e não coçar nem esfregar a região operada. 

Os pontos costumam ser retirados entre 5 e 7 dias, e a maioria dos pacientes são liberados para realizar atividades leves em 7 a 10 dias. O inchaço maior desaparece em até 3 semanas, e o resultado final, com cicatrizes bem discretas, aparece após 2 ou 3 meses. 

Importância de escolher um profissional qualificado para a blefaroplastia 

A escolha do profissional adequado é um dos fatores mais importantes para o sucesso da blefaroplastia, já que a região dos olhos é muito delicada e próxima a estruturas essenciais para a visão.

Um bom profissional sabe equilibrar a remoção de pele e gordura para não exagerar e evitar o aspecto de olhos puxados ou olhos fundos. Ele avalia o rosto como um todo para manter a harmonia facial.

Um profissional qualificado oferece acompanhamento adequado, orientações seguras e manejo correto se houver intercorrências no pós-operatório.

Agende sua consulta com a Clínica De Fina  

A Clínica De Fina tem, entre seus procedimentos estéticos, a blefaroplastia à disposição dos pacientes. Em nossa clínica, o procedimento é realizado com total segurança, tecnologia avançada e cuidado humanizado.

Ao escolher realizar o procedimento com um profissional da De Fina, o paciente conta com tecnologias de última geração e uma estrutura completa.

Entre em contato conosco e agende a sua avaliação

Conteúdos que você também pode gostar