Mão com luva azul segurando um DIU laranja em formato de “T” contra fundo desfocado.

DIU: um guia completo sobre tipos, colocação, retirada e cuidados essenciais

O Dispositivo Intrauterino, mais conhecido por DIU, representa um método contraceptivo de longa duração com eficácia acima de 99%. 

Com alguns modelos que têm duração de até 10 anos, ele é colocado dentro do útero e atua de forma localizada para prevenir a gravidez. As mulheres que buscam essa opção escolhem pela praticidade e reversibilidade.​

Entenda quais são os tipos disponíveis no mercado, como é o procedimento de colocação e de retirada. 

O que é um DIU?

O DIU é um pequeno dispositivo, em forma de “T”, feito de plástico flexível, que é colocado dentro do útero. 

O seu funcionamento é baseado na alteração do ambiente uterino para impedir a gravidez, seja por meio da liberação de íons de cobre, no caso do DIU não hormonal, ou pela liberação controlada de hormônios em versões específicas. 

O melhor é que a fertilidade retorna rapidamente após sua remoção, permitindo o planejamento familiar quando desejar.

Quais são os tipos de DIU?

Existem essencialmente dois tipos principais: o DIU de cobre e os DIUs hormonais. Cada um é indicado conforme o perfil e as necessidades da paciente.

DIU de cobre

Este tipo não contém hormônios. Ele libera íons de cobre que criam um ambiente desfavorável para os espermatozoides, aumentando a eficácia contraceptiva por até dez anos. 

Como não interfere no ciclo hormonal, é especialmente indicado para mulheres que preferem evitar os hormônios.

DIUs hormonais

Ao optar pelo DIU hormonal, também conhecido como sistema intrauterino (SIU), a paciente deve saber que ele libera lentamente um hormônio que atua no revestimento uterino,  tornando o muco cervical mais espesso (grosso) e dificultando a passagem dos espermatozoides. 

Esses tipos de DIU têm duração média de até cinco anos e podem reduzir ou até cessar o fluxo menstrual da mulher.

Mirena e Kyleena

O DIU da marca Mirena tem duração de até cinco anos e tamanho em torno de 32 milímetros (mm) por 32 mm, com espessura maior e carga de 52 mg de levonorgestrel. 

Por liberar uma quantidade mais alta de hormônio diretamente no útero, o Mirena pode ser prescrito para contracepção ou para controle de endometriose e sangramentos menstruais intensos. Ele oferece alívio importante do fluxo e das cólicas em muitas pacientes.

Quando o DIU utilizado é da marca Kyleena, que também tem duração de cinco anos, a paciente irá receber um sistema um pouco menor, com cerca de 28 mm por 30 mm e espessura mais delicada, contendo 19,5 mg de levonorgestrel. 

A dosagem hormonal dele é menor, uma vez que sua estrutura é mais discreta. Ele é indicado para mulheres que desejam apenas a contracepção de longa duração, mantendo em muitos casos um padrão de ciclo bem próximo ao habitual.

Como é o procedimento para colocação do DIU?

A colocação do DIU é feita em consultório médico, com anestesia local, o que garante conforto e segurança para a paciente. O procedimento dura em média 30 minutos.

Após fazer uma avaliação criteriosa do útero, o ginecologista faz a limpeza e, em seguida, a aplicação de anestésico tópico. Só então o dispositivo é cuidadosamente posicionado no interior do útero da paciente. 

Retirada do DIU

A mulher deve retirar o DIU nos seguintes casos:

  • Fim do período de eficácia;
  • Caso a paciente deseje engravidar;
  • Se surgirem efeitos colaterais intoleráveis, como sangramentos ou cólicas intensas;
  • Na presença de complicações, como o deslocamento do dispositivo;
  • Troca por outro método contraceptivo.

A remoção na maioria dos casos é feita no próprio consultório, sem a necessidade de anestesiar a paciente. Entretanto, em alguns casos a retirada pode ser feita em um centro cirúrgico.

Após fazer a retirada é recomendado que a mulher ter relações sexuais e fazer esforços físicos intensos pelo prazo de 48 horas. O motivo? Isso ajuda a prevenir infecções e desconfortos. 

É normal que algumas pacientes tenham cólicas ou pequenos sangramentos que tendem a cessar em poucos dias. O mais importante é que ela seja acompanhada pelo médico para uma orientação adequada.

Para um cuidado personalizado escolha a Clínica De Fina

A Clínica De Fina conta com profissionais experientes aptos a oferecerem um atendimento humanizado e personalizado, com tecnologia de ponta. 

Tudo é pensado para que a paciente sinta-se amparada em todas as etapas, da primeira consulta à colocação ou retirada do DIU. 

Agende sua avaliação e tenha a tranquilidade de cuidar da sua contracepção com excelência.

Conteúdos que você também pode gostar