Mulher recebendo tratamento facial de microagulhamento com um aparelho caneta em uma clínica de estética.

Microagulhamento: passo a passo do procedimento e para que ele é indicado

Com o avançar da idade, processos naturais ocorrem no corpo, entre eles, está a diminuição da produção de colágeno. Ideal e muito procurado por quem busca procedimentos estéticos que rejuvenescem e deixam a pele com aspecto radiante, está o microagulhamento

O microagulhamento é um procedimento minimamente invasivo, realizado para estimular a produção natural de proteínas essenciais para a firmeza e elasticidade da pele

Segundo a Pesquisa Global Anual sobre Procedimentos Estéticos e Cosméticos, realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps), o Brasil é o segundo país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos. 

Diante da grande expansão e da variedade de procedimentos estéticos disponíveis para diferentes necessidades, é fundamental tomar decisões informadas e entender o procedimento com clareza. 

Confira, no blog da Clínica De Fina, detalhes sobre o microagulhamento, seu passo a passo e a importância de realizá-lo em espaços seguros e com profissionais qualificados. Continue para saber mais!

Para que serve o microagulhamento? 

Também chamado de indução percutânea por agulhas, o microagulhamento é um procedimento que estimula a produção de elastina e colágeno através de microperfurações cutâneas. Essas perfurações provocam microferimentos que estimulam a regeneração da pele.

O microagulhamento pode ser realizado no rosto e no corpo e, além de promover regeneração e rejuvenescimento, é indicado no tratamento de condições dermatológicas como melasma, rugas, linhas de expressão, alopecia, poros dilatados e para melhorar cicatrizes de acne e queimaduras

O procedimento é realizado com aparelhos específicos, como:

  • Equipamento manual: em formato de rolo com agulhas finas de 0,3 ou 0,5 milímetros;
  • Radiofrequência fracionada: associa o microagulhamento a um dispositivo de radiofrequência, proporcionando um tratamento mais potente.
  • Caneta: semelhante a uma caneta, possui microagulhas de 0,3 a 3 milímetros.

 Quais os benefícios do microagulhamento? 

Usado no tratamento de diversas condições, os benefícios do microagulhamento são visíveis e incluem:

    • Melhora da textura da pele;
    • Suavização de marcas e linhas de expressão;
    • Clareamento de manchas (incluindo melasma)
    • Maior firmeza e elasticidade da derme; 
    • Redução e prevenção de rugas;
    • Melhora de estrias;
    • Diminuição de poros dilatados;
    • Suavização de cicatrizes de acne e de queimaduras;
    • Regeneração dos folículos e aumento da densidade capilar em tratamentos para alopecia.

 

O microagulhamento também é utilizado no tratamento de alopecia (Foto: iStock)

Por ser um tratamento pouco invasivo, o microagulhamento permite uma recuperação rápida, uma vantagem em comparação a outros procedimentos que demandam mais tempo para mostrar resultados.

Como é o passo a passo do microagulhamento? 

Antes do procedimento, é necessário realizar uma análise profissional e uma anamnese, que é quando o especialista avalia a pele e histórico do paciente, definindo a profundidade das agulhas que serão usadas.

Depois, é feita uma limpeza profunda e esfoliação da pele, seguida da aplicação de um creme anestésico tópico, entre 30 e 50 minutos antes do procedimento.

Em seguida, inicia-se o microagulhamento:

  1. Séruns com ativos, como ácido hialurônico e vitamina C, são aplicados na pele;
  2. O equipamento é deslizado sobre a derme com movimentos de vai e vem, horizontais, verticais e diagonais, provocando as microperfurações;
  3. Os ativos penetram pelas microaberturas, intensificando a absorção e potencializando o tratamento.

 

Após o procedimento, são aplicados cosméticos calmantes, como séruns e água termal, para suavizar a pele.

Quais são as indicações do pós-microagulhamento?

Os cuidados pós-microagulhamento incluem:

  • Moderar o uso de hidratantes e maquiagens;
  • Evitar exposição solar;
  • Evitar suor excessivo e ambientes muito quentes;
  • Usar protetor solar e produtos recomendados pelo profissional.

 

Sessões de retorno costumam ser marcadas entre 15 e 30 dias, garantindo a correta recuperação e regeneração da pele.

Importância de realizar o microagulhamento com profissionais qualificados 

Assim como outros procedimentos estéticos, o microagulhamento deve ser realizado por um profissional qualificado e em um espaço seguro, para garantia de uma avaliação correta, escolha adequada da profundidade das agulhas e cuidados de higiene necessários. 

A técnica apropriada, aliada ao uso correto de produtos pós-procedimento, reduz riscos como infecções, cicatrizes e irritações. Além disso, o acompanhamento profissional define o número de sessões e monitora a evolução, proporcionando o resultado desejado.

Agende sua avaliação na Clínica De Fina! 

A Clínica De Fina oferece um atendimento personalizado e uma infraestrutura completa e segura, aliando técnicas modernas para cuidar da sua saúde e elevar sua autoestima.

Aqui, você encontra profissionais experientes e referência em diversas áreas, como dermatologia, cirurgia plástica, medicina do esporte, nutrição, entre outras.  

Agende sua avaliação na Clínica de Fina clicando aqui!

Conteúdos que você também pode gostar