Um cirurgião fazendo marcações na orelha de uma paciente com uma caneta antes de um procedimento de otoplastia.

Otoplastia: como é feita a cirurgia de correção de orelhas de abano?

Para muitos, o formato das orelhas pode ser motivo de incômodo e até de constrangimento, especialmente entre crianças, adolescentes e jovens adultos. Mas existe solução: a cirurgia de otoplastia, que é um procedimento seguro para quem deseja se sentir mais satisfeito com sua aparência e elevar a autoestima.  

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), cerca de 5% da população é afetada pelas orelhas de abano. 

Quase 40 mil otoplastias são realizadas anualmente no Brasil. Entre os homens, a correção da orelha de abano ocupa o 5º lugar entre os procedimentos estéticos mais realizados no país. 

Dada a importância da otoplastia, não apenas para a aparência, mas também como forma de aumentar a autoconfiança e o bem-estar de quem sofre com as orelhas de abano, o blog da Clínica De Fina preparou este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o procedimento. Acompanhe para saber mais! 

O que é otoplastia? 

Realizada para corrigir irregularidades no tamanho, proporção, posicionamento e formato de orelhas, a otoplastia é uma cirurgia plástica que melhora a harmonia facial do paciente. 

A correção de orelhas de abano é a indicação mais comum da otoplastia, pois essa deformidade costuma causar incômodo à aparência e à autoestima do paciente.

Essa condição congênita faz com que as orelhas se projetem significativamente para fora do crânio, causada por uma cartilagem malformada, como a ausência da anti-hélice ou deformidade da concha auricular. Apesar de sua complexidade, as orelhas de abano não afetam a audição

Mesmo sendo procurada, na maioria das vezes, para correção das orelhas de abano, a otoplastia também é a solução para outras irregularidades como macrotia (orelhas muito grandes), para orelhas dobradas ou caídas, problemas com lóbulos alongados, rasgados ou grandes, e ainda para reconstruir orelhas deformadas por acidentes, queimaduras ou cirurgias anteriores.

Para quem é indicado a otoplastia?

Condições como as orelhas de abano se desenvolvem desde a infância. O momento ideal para a realização da otoplastia deve ser avaliado por um cirurgião plástico, mas, normalmente, a cirurgia é indicada a partir dos sete anos, quando as cartilagens das orelhas já estão totalmente desenvolvidas

Além das crianças, pacientes de todas as faixas etárias, que se sentem incomodados com as orelhas de abano, podem realizar a otoplastia.

É importante e necessária a avaliação médica em todas as idades para confirmar se a cirurgia realmente precisa ser realizada. Durante essas avaliações, o paciente também pode esclarecer todas as suas dúvidas com o cirurgião, principalmente em relação ao procedimento, aos cuidados pós-operatórios e ao resultado final. 

Como é feita a otoplastia?

A cirurgia de otoplastia é simples e rápida, levando cerca de duas horas para ser concluída. A anestesia pode ser feita com sedação local ou geral, conforme avaliação do cirurgião.  

Após a sedação, o cirurgião inicia o procedimento realizando uma incisão atrás da orelha, no vinco natural que conecta a orelha à cabeça. 

Logo em seguida, o cirurgião retira e remodela a cartilagem e a pele de acordo com o resultado planejado. Para finalizar, a derme é fechada com suturas que ficam atrás da orelha, quase imperceptíveis.

Pós-operatório e resultado da otoplastia

Após a cirurgia, o paciente precisará seguir as recomendações do cirurgião. Entre elas, destacam-se principalmente os cuidados ao dormir e na realização de outras atividades rotineiras.

Para não pressionar as suturas, é indicado dormir do lado oposto ao operado e evitar a prática de esportes ou atividades de médio e alto impacto que possam atingir a região. 

Também é recomendado não se expor aos raios solares, fazer o uso correto dos medicamentos e comparecer a todas as consultas de retorno, até que a alta hospitalar seja confirmada pelo cirurgião plástico. 

Os resultados iniciais podem aparecer já nos primeiros dias após a otoplastia. A região operada tende a permanecer inchada nas primeiras duas semanas, diminuindo à medida que a cicatrização ocorre, com o resultado final visível em até três meses pós-cirurgia. 

Após esse período, o paciente passa a ter orelhas proporcionais, alcançando o resultado desejado e encerrando todo o desconforto sentido, com a autoconfiança e a autoestima restauradas

Agende sua consulta na Clínica De Fina!

Localizada na cidade de São Paulo, a Clínica De Fina é referência em otoplastia. O procedimento é realizado com alta tecnologia, total segurança e cuidado humanizado.

Ao escolher a Clínica De Fina para a realização da otoplastia, o paciente tem à sua disposição os melhores profissionais da área, em uma estrutura completa.

Entre em contato e agende a sua avaliação!

Conteúdos que você também pode gostar