Mulher madura de cabelos grisalhos, olhos fechados, tocando o rosto com as mãos em gesto de cuidado com a pele, sobre fundo neutro.

Pele mais jovem e viçosa: conheça os principais procedimentos de rejuvenescimento facial

Uma pele com aparência jovem é o sonho de muitas mulheres. Com o passar dos anos, a derme sofre algumas perdas naturais, como a redução de colágeno, elastina e gordura. Quando isso ocorre, procedimentos de rejuvenescimento facial podem ser indicados para que a pele recupere seu viço.

Além dos fatores naturais, fatores externos, como a exposição contínua ao sol e a falta de cuidados faciais, também contribuem para o envelhecimento da pele.

Embora, nos últimos anos, tenha havido um aumento na atenção aos cuidados com o rosto, com 57% dos brasileiros, em sua maioria mulheres, mantendo uma rotina diária de skincare, segundo estudo da Opinion Box divulgado em 2025, muitas pacientes ainda se sentem insatisfeitas com a aparência da pele facial e buscam procedimentos de rejuvenescimento.

A Clínica De Fina, referência em rejuvenescimento facial, explica neste conteúdo quais são os principais procedimentos que podem ser realizados por quem deseja uma pele mais jovem. Saiba mais!

O que é o rejuvenescimento facial? 

O conjunto de procedimentos estéticos faciais realizados com o objetivo de restaurar a elasticidade, a firmeza e o viço da pele do rosto é denominado rejuvenescimento facial. Esses tratamentos estimulam a renovação celular, a produção de colágeno e a hidratação cutânea.

Esses métodos tratam e amenizam sinais de envelhecimento natural ou precoce, como linhas de expressão, linhas finas, olheiras, rugas, os famosos “pés de galinha”, além de clarear manchas, uniformizar o tom da pele e melhorar a flacidez e a perda de volume da derme.

Os tratamentos de rejuvenescimento facial podem ser cirúrgicos ou não cirúrgicos, não invasivos ou minimamente invasivos. Eles são escolhidos de acordo com as necessidades de cada paciente, levando em consideração idade, tipo de pele e objetivos estéticos.

Como acontece o envelhecimento da derme? 

Diversos fatores contribuem para o envelhecimento facial. Confira os principais:

  • Redução da produção de colágeno e elastina: são proteínas responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele e sua diminuição ocorre de forma natural ao longo dos anos;
  • Exposição solar sem proteção: acelera a degradação do colágeno (fotoenvelhecimento);
  • Redução da hidratação natural: devido à menor produção de ácido hialurônico;
  • Menor capacidade de renovação celular: deixa a pele mais fina e frágil;
  • Poluição: gera estresse oxidativo;
  • Má alimentação, estresse e falta de sono: afetam a regeneração celular;
  • Tabagismo: prejudica a oxigenação da pele. 

 

Cuidados preventivos (uso de protetor solar, dieta equilibrada, gerenciamento do estresse, noites de sono bem dormidas, skincare) e tratamentos de rejuvenescimento facial ajudam a desacelerar esse processo e a manter a saúde da pele por mais tempo.

Mulher madura de cabelos grisalhos, olhos fechados, tocando o rosto com as mãos em gesto de cuidado com a pele, sobre fundo neutro.
A proteção solar é essencial nos cuidados preventivos ao envelhecimento facial (Foto: iStock)

Quais são os procedimentos de rejuvenescimento facial mais comuns? 

Diversos procedimentos são indicados para rejuvenescer a pele. Na Clínica De Fina, são realizados:

  • Botox: minimamente invasivo que utiliza a toxina botulínica para suavizar linhas de expressão causadas pela contração dos músculos faciais, promovendo um aspecto mais descansado;
  • Bioestimuladores: substâncias injetáveis que estimulam a produção natural de colágeno, melhorando a firmeza, a elasticidade e a qualidade da pele:
  • Fios de PDO: utilizados para promover sustentação e estímulo de colágeno na pele. Ajudam a melhorar a flacidez e o contorno facial, com a absorção pelo organismo ao longo do tempo;
  • Harmonização facial: equilibra os traços do rosto, melhora contornos e proporções e suaviza sinais do envelhecimento;
  • Preenchimentos: geralmente feitos com ácido hialurônico, ajudam a repor volume, melhorar contornos e suavizar rugas. Eles proporcionam resultados naturais, respeitando a anatomia e a harmonia do rosto;
  • Ultraformer MPT: tecnologia avançada de ultrassom micro e macrofocado que estimula a produção de colágeno de forma mais rápida e confortável;
  • Exion:  tratamento não invasivo que combina radiofrequência monopolar e ultrassom para estimular a produção de colágeno e elastina;
  • Laser Etherea: plataforma tecnológica que utiliza diferentes tipos de laser e luz intensa pulsada para tratar manchas, acne, melasma, rosácea e melhorar a textura da pele ao estimular a produção de colágeno. 

Segurança e tecnologias modernas para rejuvenescimento facial na Clínica De Fina

Além dos procedimentos, na Clínica De Fina o paciente passa por etapas prévias, como um check-up dermatológico, que inclui exames como a dermatoscopia, que permite uma avaliação detalhada da pele por meio de um aparelho com aumento e iluminação especial.

A dermatoscopia é essencial para identificar precocemente lesões suspeitas, auxiliar no diagnóstico de doenças dermatológicas e acompanhar sinais e manchas, tornando os procedimentos ainda mais seguros.

Para garantir cuidados e resultados dermatológicos eficazes, os pacientes da Clínica De Fina contam com equipamentos modernos e tecnológicos, como o Ultraformer MPT, Exion e Laser Etherea, além de uma estrutura de ponta e profissionais qualificados.

Acesse nosso site para conhecer mais sobre nossos procedimentos e agende sua avaliação na Clínica De Fina!

Conteúdos que você também pode gostar