O período pós-operatório é uma das fases mais delicadas após um procedimento cirúrgico. Porém, uma técnica tem auxiliado na recuperação de pacientes e na redução de dores após as operações. Ela é conhecida como taping.
Segundo o relatório da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. No total, foram mais de 2 milhões de procedimentos cirúrgicos registrados em 2024.
O país também aparece em 2º lugar na lista de mais procedimentos não cirúrgicos, atrás apenas dos Estados Unidos. Os dados demonstram que existe uma alta demanda por procedimentos cirúrgicos, que demandam uma avaliação no pós-operatório.
Entenda, no texto a seguir, como funciona o taping e como ele ajuda na recuperação de um paciente após a cirurgia.
O que é e como funciona o taping?
O taping é uma técnica desenvolvida na década de 70 que consiste em estimular a pele por meio do tensionamento, quando uma bandagem é aplicada sobre ela. Em outras palavras, é um tratamento terapêutico que usa faixas elásticas de diferentes níveis de compressão.
Durante a aplicação, são utilizadas fitas kinesio, também conhecidas como bandagens adesivas. Elas são utilizadas com diversos objetivos no campo da fisioterapia e do esporte, oferecendo suporte e estabilidade a músculos e articulações, sem restringir a amplitude do movimento.
No taping, essa fita é aplicada na região operada assim que o paciente acaba de fazer a cirurgia. Geralmente, é o fisioterapeuta que faz a aplicação no paciente, avaliando a tensão e o tamanho das bandagens necessárias.
Benefícios do taping
De acordo com a fisioterapeuta da Clínica De Fina, Dra. Nathália Santos, o taping traz diversos benefícios que proporcionam conforto para os pacientes.
.“O taping é uma bandagem elástica que eu utilizo ao final da cirurgia, no pós-operatório imediato. Seus benefícios incluem o controle do excesso de inchaço, controle dos roxos e da dor. Consequentemente, isso acaba dando mais conforto no pós-operatório e nas primeiras semanas”, explicou.
Outro benefício do taping é que ele ajuda a prevenir a formação de seroma e fibrose, aquela cicatriz que se forma por dentro da pele depois de um procedimento cirúrgico.
O taping também está relacionado à diminuição do número de sessões de fisioterapia pós-operatória, devido à eficiência da técnica.
O uso do taping
Como vimos, o taping é administrado por profissionais específicos, como fisioterapeutas. Porém, existem algumas orientações especiais que o paciente deve seguir para garantir a funcionalidade do tratamento.
Uma delas é evitar o contato da fita com água até a sua remoção. Normalmente, o paciente fica com a bandagem de 3 a 5 dias após a aplicação. Caso ela venha a se molhar, é recomendável secá-la delicadamente com um secador em temperatura morna.
Outra recomendação importante é que o taping só pode ser retirado por profissionais especializados nessa técnica, para garantir a máxima segurança durante a fase de recuperação. Portanto, em hipótese nenhuma, tente removê-lo por conta própria.
As diferenças entre taping contensivo e linfático
As diferenças entre taping contensivo e linfático estão, basicamente, no corte e nos objetivos de cada técnica.
O taping contensivo tem o objetivo de diminuir o espaço morto, ou seja, a extensão da área operada, controlando o processo inflamatório e evitando os “roxos” no local operado.
Já o taping linfático é aquele em que a bandagem é dividida em várias tiras, como no formato de um polvo. Esse taping auxilia o sistema linfático a trabalhar de forma mais efetiva. Essas tiras vão formar circunvoluções que estimulam o sistema linfático, com o objetivo de sanar o inchaço, ou seja, o acúmulo de líquidos.
Essa atuação implica em uma redução do edema e das equimoses no pós-operatório. Portanto, esse processo vai ajudar o paciente a ter menos inchaço e desconforto.
A escolha de quem busca resultados sem excessos
A Clínica De Fina é uma opção segura para quem deseja fazer um procedimento estético. Com diversas especialidades, garantimos atendimento personalizado e infraestrutura completa.
Além disso, a Clínica De Fina utiliza a técnica de taping para acelerar a recuperação dos pacientes, reduzindo o incômodo após os procedimentos.
Clique aqui, agende uma avaliação, e conheça todas as nossas especialidades.

