Uma foto de close-up mostrando o tronco de uma mulher sendo examinado por mãos enluvadas de um profissional de saúde. As mãos estão tocando suavemente a área do abdômen e da cintura.

Vibrolipoaspiração e lipoaspiração são o mesmo procedimento?

Na busca pelo o corpo desejado, bem-estar e satisfação pessoal, muitos optam pela conhecida lipoaspiração para melhorar o contorno corporal. Por ser um procedimento cirúrgico, no qual cânulas são inseridas por meio de pequenas incisões na derme, ela acaba sendo invasiva, o que pode gerar receio em muitos pacientes. 

Surgindo como uma evolução da lipoaspiração, a vibrolipoaspiração, ou vibrolipo, é uma técnica que também utiliza a cânula, mas em versão vibratória.

Essa vibração auxilia na quebra das células de gordura com maior precisão, tornando o  procedimento menos agressivo aos tecidos circundantes. Isso resulta em menos inchaço, hematomas e desconforto após a cirurgia, proporcionando uma recuperação mais rápida do que a lipoaspiração tradicional.

Uma pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), revelou que o Brasil é o segundo país com maior número de cirurgias corporais realizadas, representando 13,4% do total mundial de procedimentos em 2023. 

Esse cenário ressalta a importância de tomar decisões informadas sobre os procedimentos estéticos corporais disponíveis, como a lipoaspiração e a vibrolipoaspiração. 

Pensando nisso, a Clínica De Fina preparou este conteúdo para esclarecer como funciona o processo da vibrolipo e quais são os resultados esperados. Continue a leitura para saber mais! 

O que é vibrolipo e o que a diferencia da lipoaspiração? 

Embora tenham o mesmo objetivo, a remoção de gorduras localizadas para modelar o corpo, a lipoaspiração e a vibrolipo se diferenciam, especialmente pela tecnologia e pela técnica aplicadas

O procedimento de lipoaspiração é cirúrgico e demanda mais tempo e esforço do cirurgião. Nele a cânula é movimentada em sentido “vaivém” manualmente para quebrar a gordura e causando um trauma maior nos tecidos ao redor. O pós-operatório costuma ser mais doloroso e longo, exigindo repouso, uso de cinta de compressão e idas regulares ao médico. 

Por outro lado, a vibrolipo requer menos esforço do cirurgião, pois o equipamento utilizado faz com que a cânula de sucção vibre, facilitando a quebra e a aspiração da gordura. Com isso, o trauma nos tecidos é menor, preservando as estruturas ao redor. A recuperação tende a ser mais rápida, com menos dor, hematomas e inchaço.

Assim, a vibrolipo se diferencia e se destaca da lipoaspiração principalmente por remover a gordura com uma técnica menos traumática, mais rápida e eficiente. O procedimento pode ser realizado em várias áreas do corpo, como abdômen, flancos, costas, braços, culotes e coxas.

Como é o procedimento de vibrolipo? 

O procedimento começa com o cirurgião plástico marcando as áreas do corpo onde a gordura será removida, seguido com a aplicação da anestesia, que pode ser local ou geral. Feito isso, uma solução tumescente é injetada para reduzir o sangramento e facilitar a remoção da gordura. 

Depois, são inseridas as cânulas vibratórias que quebram e soltam as células de gordura, facilitando sua aspiração. Ao término da aspiração, as pequenas incisões são fechadas e inicia-se o processo pós-operatório.

É importante lembrar que o aparecimento de manchas roxas e inchaço é comum após a vibrolipo, mas tendem a melhorar nas primeiras semanas com os cuidados adequados.

Para quem a vibrolipo é indicada?

A vibrolipo é indicada para pacientes que desejam remover acúmulos de gordura localizada que não respondem à exercícios e dietas.

O procedimento é ideal para pessoas próximas ao peso ideal, que não precisam passar por um processo de emagrecimento intenso, mas buscam um contorno corporal mais definido. 

A vibrolipo também pode ser utilizada no tratamento de fibroses e regiões endurecidas que surgem após uma lipoaspiração.

Como é o pós-operatório e os resultados da vibrolipo? 

O pós-operatório da vibrolipo é geralmente mais simples quando comparado à recuperação da lipoaspiração. Confira os principais cuidados:

  • Manter repouso e evitar esforços físicos nos primeiros dias, retomando atividades leves após 7 a 10 dias;
  • Utilizar a cinta compressiva para modelar a região e reduzir o inchaço nas primeiras semanas;
  • Seguir corretamente o uso dos medicamentos prescritos pelo cirurgião;
  • Evitar exposição solar nas áreas tratadas;
  • Higienizar as incisões e realizar trocas regulares dos curativos para garantir uma boa cicatrização;
  • Manter uma alimentação equilibrada e boa hidratação;
  • Fazer sessões de drenagem linfática para reduzir o inchaço e acelerar a recuperação.

Os resultados finais da vibrolipo costumam se tornar visíveis entre 60 e 90 dias, conforme o inchaço diminui, revelando uma melhora no contorno corporal, com silhueta mais fina, redução de medidas e maior harmonia estética.

Realize a vibrolipo com segurança e confiança na Clínica De Fina! 

Na Clínica De Fina, os pacientes contam com uma infraestrutura premium, organizada e equipada com as tecnologias mais avançadas do mercado, além de profissionais altamente qualificados e especializados em suas áreas de atuação.

São cinco salas de atendimento exclusivas e um centro cirúrgico que garantem conforto, privacidade, segurança e confiança em todos os procedimentos. 

Agende sua avaliação e garanta um atendimento acolhedor, seguro e humanizado. Clique aqui e cuide de você com confiança.

Conteúdos que você também pode gostar